Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
A história da Brasil Optical Center começa muito antes de ter esse nome e de estar instalada na localização que hoje lhe conhecemos. É uma história em que se foram cruzando tios e sobrinhos com um interesse comum pela saúde e com a inegável habilidade manual necessária a quem trabalha com materiais tão frágeis como o vidro ou… os nossos olhos.

A oftalmologia foi uma especialidade de recurso que o médico Manuel Flores Brasil começou por exercer complementarmente à da sua formação, de forma “itinerante”, quando viajava pelas ilhas realizando consultas de clínica geral e, os doentes se queixavam da falta de visão. Prevenindo a situação passou a levar uma maleta com conjuntos de lentes com graduações diversas e também, uma mão cheia de armações prontas a receberem as lentes depois de escolhidas atentamente pelos compradores; isto numa época em que as especialidades médicas eram um luxo de alguns centros urbanos e, a falta de profissionais se fazia sentir nas zonas mais periféricas.

Por volta de 1942, surge um sobrinho – Valdemar Flores Brasil – dono de um assobio cheio de trinados de execução perfeita que, a convite do seu tio, Manuel Flores Brasil, iniciam uma colaboração. Com o tempo, passou a ficar responsável pelo tratamento e execução das muitas encomendas de óculos que chegavam, até das outras ilhas dos Açores. Da Rua do Galo, onde Manuel Flores Brasil, cuidava da prescrição, execução e entrega dos óculos, passa o atendimento do receituário e consequente execução dos óculos, para o sobrinho que se estabelece na Rua da Palha, com a designação de Oculista Brazil. Até que, em 1956, a convite do tio Manuel Flores Brasil, ocupa a loja, propriedade do seu tio, números 107 e 109 da Rua Direita, local para onde fez, com as suas próprias mãos, todo o mobiliário expositor e de oficina.

Com a condição e a responsabilidade, de único oculista existente na ilha, numa viagem aos Estados Unidos, Manuel Flores Brasil adquire as primeiras máquinas manuais de corte de lentes, para o sobrinho Valdemar Flores Brasil até que, em 1976, outro sobrinho surge na história: Jorge Flores Brasil. Seguindo as suas pisadas, Jorge Flores Brasil interessa-se pela área da óptica na qual se especializa com a ajuda do tio que também será seu mestre no assobio, sonoridade repleta de áreas de ópera e música ligeira que distinguia, desde a rua, o Oculista Brazil.

Em 2002 dá-se a mudança para o edifício em frente, números 84 e 86 da Rua Direita, depois de uma intervenção no imóvel que demorou cerca de dois anos. Essa intervenção permitiu que se recuperasse e adaptasse todo o mobiliário interior que pertencera ao estabelecimento comercial que ali estivera anteriormente – as vitrines e os balcões numa bonita madeira de pinho resinoso cor de mel vindo do estado norte-americano da Carolina do Norte no princípio do século XVI, bem como os sobrados, as vigas e os tirantes dos tetos (originais e datados da construção do edifício), os pisos em azulejo hidráulico e as molduras das montras.

Esse antigo estabelecimento chamava-se Loja do Espírito Santo e tinha recebido o nome do lugar de nascimento dos fundadores, os irmãos Narciso e José Adriano da Costa. Este abrira portas por volta de 1916, depois de ter sido comprada a um outro comerciante da mesma área - Abel Rodrigues Moutinho - que se retirara para Lisboa. A Loja do Espírito Santo, especializada em todo o tipo de tecidos e fazendas, será emblemática na cidade até ao seu encerramento e, muitas fotografias a recordam com os seus produtos à porta e a grande tabuleta metálica com uma coroa do Espírito Santo desenhada em grande destaque.

Hoje a Brasil Optical Center, além do tradicional negócio de lentes e armações, presta também um serviço abrangente de saúde ocular com consultas de optometria e contactologia, áreas em que a nova geração da família, protagonizada pelo optometrista Gérson Flores Brasil, se especializou e nas quais aposta enquanto importantes ferramentas para a correção de defeitos visuais e detecção precoce de doenças oculares e adequado encaminhamento para as respectivas especialidades. Não fossem estas valências, a Brasil Optical Center ainda conta com uma simpática equipa de atendimento que, sem exagero, já atendeu quatro gerações de muitas famílias, facto que é, certamente, determinante para a confiança que inspira e para a qualidade do serviço que presta.

Projeto Co-Financiado
Organização e Gestão do Projeto